Inscreva-se

* Receba de bandeja novidades exclusivas no seu e-mail.

Recomendados

Artigos

Cuide da higiene e limpeza do seu Food Truck
Cuide_da_higiene_e_limpeza_do_seu_Food_Truck
Higiene e Limpeza

Cuide da higiene e limpeza do seu Food Truck 

Para quem tem um Food Truck ou qualquer outro empreendimento no ramo alimentício é fundamental para o sucesso do mesmo o cuidado com o espaço de trabalho.

Nesse sentido, a higiene e limpeza do seu Food Truck devem ser preocupações recorrentes, pois garantirão que a experiência do seu cliente será a melhor possível.

Evidentemente, uma comida saborosa conta muito, mas não é tudo. Se o seu negócio não trouxer uma sensação de bem-estar, podendo até prejudicar a saúde de seus frequentadores, provavelmente seus dias estarão contados.

Pensando nisso, nesse texto traremos algumas dicas a respeito da higiene para Food Truck. Confira:

Higiene e limpeza do seu Food Truck

Na realidade, a higiene e limpeza nesse caso não é tão diferente da de outros estabelecimentos. Dito isso, tente se manter sempre atento às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Inclusive, este mesmo órgão fiscaliza regularmente restaurantes, lanchonetes e Food Trucks e a sua infraestrutura deve estar de acordo com as especificações dele. Logo, esteja sempre preparado!

Nesse sentido, cuidar dos alimentos e do ambiente são os dois pontos principais para garantir a higiene para Food Trucks. Veja mais a respeito:

Alimentos e preparação

  • Compre na medida certa:

O primeiro ponto referente à higiene para Food Trucks aparece na hora da compra. É essencial comprar para o seu estabelecimento somente o necessário.

O excesso de insumos pode fazer com que você não consiga utilizá-los dentro do prazo de validade e tenha que, eventualmente, jogá-los fora.

Isso é ruim por três motivos:

1) gera um risco enorme à segurança alimentar, 2) mesmo que você não os utilize, caso a ANVISA tenha acesso a eles o seu Food Truck pode ter problemas sérios e 3) representam, no final, um desperdício de dinheiro.

  • Tenha cuidado com o estoque:

Outro ponto importante para assegurar a qualidade dos alimentos é o cuidado com o estoque. Você deverá, então, criar um espaço para armazenamento que seja seguro.

Ou seja, atente-se para fatos como a umidade, a temperatura e a exposição dos alimentos, solucionando os problemas decorrentes de uma má conservação.

  • Organize a preparação:

Uma ação que pode não apenas otimizar o seu tempo, mas também garantir maior higiene para o seu Food Truck é setorizar espaços para a preparação das refeições.

Voltando à questão da temperatura, por exemplo, por que não separar um espaço para a preparação de alimentos frios e outro para alimentos quentes? Lembre-se que as mudanças de temperatura afetam a segurança alimentar!

Cuidados com o ambiente e infraestrutura

  • Faça uma limpeza regularmente:

Bem, isso é o básico, mas é sempre bom reforçar, portanto, faça uma limpeza regular no seu ambiente de trabalho.

Manter o chão, a louça, o fogão, a geladeira, entre outras coisas sempre limpas é fundamental para não acumular sujeiras e bactérias ou atrair outros tipos de bichos e microorganismo.

Evidentemente, certifique-se também de os alimentos estarem sempre limpos e em boas condições.

  • Quem cuida do dinheiro não pode cuidar da alimentação:

Para otimizar os cuidados, divida a sua equipe e deixe uma ou duas pessoas responsáveis por mexer somente no dinheiro e o resto na preparação das refeições.

Como sabemos, o dinheiro que utilizamos está exposto a uma série de sujeiras e para cuidar da higiene e limpeza do seu Food Truck é essencial que ele seja devidamente separado dos demais itens aqui.

Afinal, de que adiantaria todo esse esforço para no final a comida ser contaminada durante a preparação?

Saiba como higienizar suas mãos corretamente

Dicas gerais

Por fim, a dica geral aqui é tentar fazer com que esses cuidados tornem-se verdadeiramente parte da sua rotina. Só assim você conseguirá garantir efetivamente a boa conservação dos alimentos e do seu ambiente de trabalho.

Ainda assim, talvez valha a pena criar uma lista de tarefas em que, pelo menos inicialmente, você possa conferir as tarefas a serem realizadas nesse sentido.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais a respeito, não deixe de conferir nossas outras publicações!

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *