Inscreva-se

* Receba de bandeja novidades exclusivas no seu e-mail.

Recomendados

Artigos

Como montar um Food Truck
como-montar-um-food-truck
Como montar um Food Truck

Como montar um Food Truck 

Um mercado que cada vez mais cresce e se sofistica é o de Food Truck. Trabalhando num dos ramos mais antigos do mundo, a de comida de rua, ainda existe dúvidas sobre como montar um Food Truck.

Afinal, é um modelo de negócio lucrativo, mas disputado com restaurantes, e até mesmo outros Food Trucks. Isso requere que o empreendedor tenha tanto qualidade, agilidade e criatividade em seu serviço.

No entanto, é bem mais simples do que parece: empreender com Food Truck pode ser facilitado através de dicas incisivas. Quer saber quais? Prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor.

Como montar um Food Truck: não se trata de moda

No mercado gastronômico, modas entram e saem toda hora. No entanto, você não deve entender este aqui dessa forma: empreender com Food Truck não é moda e requer bom planejamento para dar certo.

Apesar de inovação e estilização serem pontos importantes nesse ramo, “gourmetizar” demais pode acabar te quebrando. É necessário aqui entrar com a cabeça de quem busca aprender, não de quem sabe de tudo, saiba mais também em boas práticas para ter um food truck.

E por isso não deve deixar essa oportunidade passar, visto que é uma aposta menos arriscada e fácil de captar clientes. Para isso, deve prestar atenção em alguns pontos ao montar sua Food Truck.

Monte com atenção seu cardápio

Afinal, como você imagina estruturar seu cardápio? Bem, não pense em montar algo muito vasto, pois a aposta é justamente ser mais curto.

Poucas refeições, mas com boa quantidade de carboidratos e proteínas, são a aposta do mercado para empreender com Food Truck. Trata-se de saciar o cliente e não fazer com que ele sinta fome após poucas horas.

No entanto, isso não anula o espaço para equilíbrio e inovação. Opte por pratos especiais, até mesmo dias especiais com pratos específicos.

cardápio-foodtruck
cardápio-foodtruck

Entenda seu espaço – você não é dono de um restaurante

Um erro crasso economicamente é vender seu serviço como se fosse um restaurante. O Food Truck funciona muito bem em horários específicos: almoço, happy hour e fim de noite.

Sua estrutura é justamente baseada em refeições para viagem, feita para pessoas que não querem cozinhar em casa. Então ao pensar em como montar um Food Truck, você deve basear em: serviço de viagem e comida fresca.

Dessa forma funciona Food Truck e é assim que você dá certo no mercado.

 

Entenda o público-alvo!

O Brasil é único em vários aspectos – e sua população também não foge da regra. Diferente do restante do mundo, ela é do tipo que senta e come seu prato ao invés de comer andando.

E por isso é necessário entender que o cliente brasileiro não pode esperar muito. Apesar de Food Truck não ser um tipo de serviço fast ou slowfood, a pessoa atendida não pode esperar muitos minutos.

E indo além, você precisa ser afetivo com ele. Criar comunicação com o cliente permite até fidelidade do mesmo com seu serviço.

O produto deve combinar com o local

Não existe um local ideal para Food Truck, mas é claro que existem lugares que simplesmente não combinam com o que você busca vender. Imagina abrir um truck de comidas exóticas numa escola de nível fundamental: não rola!

É preciso entender o local que você vende seu produto e se ele vai ser mais buscado por ali. Serviços nesse ramo ainda não tem uma fidelidade forte, então é preciso estar no lugar certo, na hora certa, ao empreender com Food Truck.

Esteja informado quanto ao mercado

Apesar de ser um negócio lucrativo, você não deve simplesmente entrar de cabeça no mercado: primeiro deve adaptar-se ao modelo. Não é só ter dinheiro sobrando ou receita secreta, é preciso entender como funciona.

Por isso, é muito recomendado passar antes por um test-drive, alugando uma barraca por alguns dias, testando movimento e recepção do seu produto.

Dessa forma, ao pensar em como montar um Food Truck, você deve primeiro entender como entrar no meio.

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *