Você que acabou de começar nesse segmento de mercado de Food Trucks deve ainda estar cheio de dúvidas a respeito de como consolidar o seu negócio, não é mesmo?
Assim, participar de um evento com Food Truck pode parecer uma ótima oportunidade. Entre outras coisas, nele você poderá potencializar as suas vendas e divulgar a sua marca para um número considerável de pessoas.
Entretanto, saiba que os resultados podem nem sempre ser positivos e você precisa estar atento a uma série de fatores.
Foi pensando nisso que elaboramos esse texto, buscando sanar de uma vez por todas suas dúvidas a respeito dos festivais de Food Truck. Confira a seguir:
Festivais de Food Trucks
Com a ascensão desse tipo de empreendimento no final da primeira década desse século, outros fenômenos que se tornaram comuns foram os eventos e festivais relacionados aos Food Trucks.
Evidentemente, há nesse sentido programações especializadas, em que estes veículos gastronômicos são o elemento central, mas também o mesmo marca presença em diversos outros tipos de espetáculo, como shows, feiras, etc.
Ao participar de um evento como esse, portanto, é importante que você tome certos cuidados para que o mesmo seja lucrativo e você tire o melhor aproveitamento possível.
A partir disso, separamos 3 dicas principais para você que deseja consolidar a sua marca através deles. Veja:
- Planeje-se
Pois bem, o primeiro cuidado que se deve tomar ao participar de um evento com Food Truck é o planejamento. Assim, como em qualquer empresa, essa etapa é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Nesse sentido, de imediato algumas perguntas precisam ser respondidas: afinal, quanto eu devo investir? Eu tenho caixa para isso? Qual é a expectativa de público? Será vantajoso para o meu negócio?
Inúmeras outras perguntas podem ser feitas ainda, mas essas são fundamentais para evitar o seu prejuízo.
Dito isso, em vista de em muitos casos você ter que dar um dinheiro inicial para participar de festivais de Food Truck, você deve analisar o cenário de forma assertiva para entender o que é melhor para você e o seu empreendimento.
Nessa fase, certifique-se também do tema do mesmo e veja se condiz com o seu modelo de negócio. Pouco adiantará o investimento, por exemplo, se o público alvo for diferente do seu.
- Administre melhor o seu tempo e os seus recursos
Dito isso, o segundo passo a ser dado aqui é aprender a administrar melhor o seu tempo e insumos. Faça cálculos para saber, por exemplo, o quanto você demora a fazer a principal opção do seu cardápio.
Em seguida, quantas dessas opções você consegue fazer simultaneamente. Calcule a quantidade que você consegue fazer por hora, pelo tempo em que o evento acontece, quanto de material você vai precisar, etc.
Isso tudo porque se você escolheu participar de um evento como esse, muito provavelmente o fluxo de pessoas com que você terá que lidar será maior do que o habitual. Nesse sentido, você terá que otimizar ao máximo o seu tempo.
Se for o caso, contrate uma ou duas pessoas a mais para te ajudar. Acredite: em geral esse esforço vale a pena.
- Tenha equilíbrio
Por fim, tenha equilíbrio! Não adianta participar de todos os eventos que aparecerem, até porque se você entendeu as regras anteriores você percebeu que nem sempre compensa.
O ideal é participar daqueles que caibam dentro do seu planejamento e que você saiba que consiga atender para não gerar nenhum tipo de frustração ou até mesmo prejuízo.
Assim, nesse empreendimento é igualmente saber dizer “não”. É isso que garantirá os melhores resultados para você e o seu negócio.
Assim, tomado os devidos cuidados, festivais de Food Truck podem ser excelentes para o seu negócio!
Se você gostou desse artigo e deseja saber mais a respeito desse tema, não deixe de conferir nossas outras publicações.
Related posts
Receba novidades por e-mail
* Receba de bandeja novidades exclusivas no seu e-mail.
Fique por dentro
Boas práticas para ter um food truck
Vários aspectos são estudados ao se montar um food truck: alimento, transporte, horários. No entanto, existem aspectos menos tangíveis que também devem ser tratados: as boas práticas para food truck. Afinal, montar um food truck pode depender desses aspectos mais práticos, mas são essas práticas…